quinta-feira, 11 de junho de 2009

NOVEMBRO, 07 (1915)

Huarpa: cultura pré-incaica

Domingo. Amanheceu chovendo e choveu o dia todo. Fez frio, mas muito frio.Tivemos 15 graus à sombra desde a manhã. Ninguém arredou o pé do hotel. Foi um dia tristíssimo.

Chegou o “Huarpa”, do Pará. Até a noite esperei cartas em vão. À noite, a senhora Johnson me informa que o casal de velhuscos chegados a 5, que a mim me pareceu de burgueses e a ela, judeus, não é nada disso, mas sim, um oficial do exército de sua terra, acompanhado de sua cara-metade. Vão embora no “Huarpa” as duas americanas chegadas a 1 (as do cãozito de cento e tantas libras). Bom apetite, boa saúde e algum sono; por isto vamos dormir. O “Diário” publicou o meu soneto “Palmeira”.
_____________________________________

A Cultura Huarpa, típica da zona de Ayacucho (Peru), é assim denominada por ter-se desenvolvido na região do rio de mesmo nome. Apareceu entre os anos 200 a.C – 550 d.C e é mais antiga que a cultura Huari (ambas pré-incaicas). Os aldeamentos Huarpa chegaram a ter uma população numerosa. Hoje são conhecidos cerca de 300 locais de moradia na Bacia do Ayacucho. Sua faceta mais divulgada é o artesanato em cerâmica, caracterizado por uma tradição decorativo cuja característica dominante é a tinta preta sobre uma superfície branca. Estas peças encontram-se espalhadas em Museus no mundo todo, além de coleções particulares.
Retirado de "http://es.wikipedia.org/wiki/Cultura_Huarpa"
Categoria: Culturas pré-incaicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário