domingo, 14 de junho de 2009

OUTUBRO, 14 (1915)

Atribui-se poderes medicinais ao agrião

Ainda para dormir precisei de brumoral. Amanheci indisposto e sentindo ligeiras dores no pulmão direito, que, felizmente, desapareceram depois do almoço. Quando desci havia um grande agrupamento na ponte monumental: fora um alfaiate que se precipitara do alto e pôs assim termo à vida. É este o segundo que se dá depois de minha chegada. Parece que esta ponte é o lugar preferido pelos suicidas da Madeira, apesar de haver precipícios bem mais altos. Li hoje, de um fôlego, “Os Espectros”, Ibsen, que comprei ontem na Tipografia Esperança; durante todo o dia usei e abusei do agrião. Também o criado trouxe do mercado um maço enorme que custou a soma “fabulosa” de 40 réis. Jantei bem e vou dormir satisfeito da vida.
___________________________________
AGRIÃO
Família Cruciferae
Sinonímia popular:Jambu, agrião-da-água, berro, agrião aquático, agrião do rio
Parte usada O vegetal inteiro
Propriedades terapêuticas Depurativo, antiescorbútico, diurético, antidiabético, anti-raquitismo, expectorante, ungüento, cicatrizante
Princípios ativos ; Iodo, potássio, fósforo, óleo, sais minerais, vitaminas, óleo essencial; glicosídeos, gliconastursídeo. Fermento (mirosina). Sais minerais, vitaminas, proteínas, carotenos, clorofila.
Indicações terapêuticasTuberculose, afecções pulmonares, tosse, bronquite
Origeinária da Europa, aclimatou-se bem no Brasil. .
Exige solo poroso, estercado e com muita umidade. Erva de sabor picante, normalmente usada em saladas. Herbácea pequena, que atinge de 15 a 30 cm de altura. Possui caule tenro, oco, carnoso e nodoso, onde se apresentam 2 tipos de raízes: as finas e brancas que surgem nas axilas das folhas, e as principais que fixam a planta na terra.As folhas de coloração verde-escuro, bem intenso, são partidas em segmentos nas formas arredondadas ou ovais e reunidas geralmente em grupos de 3 a 7u.As flores são brancas e pequenas, com quatro pétalas. Para um bom desenvolvimento, deve ser plantada em local de água corrente, como na beira de rios, ou colocando as sementes em caixotes, em local seco, e depois transplantadas as mudas para local definitivo.Pode-se utilizar também o plantio por meio de estacas. Geralmente é cultivada em canteiros, com o solo saturado de água por meio de irrigação, e cobertos por uma fina camada de esterco de curral.A colheita pode ser feita entre quarenta e sessenta dias após o plantio.A espécie de agrião de terra enxuta, cujo plantio pode ser feito o ano todo, prefere lugares frescos e sombreados, e as folhas são pequenas. O agrião d´agua, cujos ramos devem ser plantados perto de nascentes, onde a água escoe mansamente, tem as folhas maiores.É um vegetal recomendado pelo seu valor nutritivo, teor de vitaminas e ótimo paladar, com odor característico e sabor francamente amargo e picante. As folhas somente devem ser coletadas quando aparecem as flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário