quinta-feira, 11 de junho de 2009

NOVEMBRO, 15 (1915)

"Café Noturno" (1869) , pintura de Van Gogh (1853-1890)
Só hoje verifiquei que ontem foi domingo e como todos os domingos aqui são monótonos, está justificada a insipidez do dia de ontem. Passei bem o dia e depois do chá joguei uma partida de bilhar com Mr. Johnson. Foi a primeira vez que vi o bilhar inglês, que é muito diferente do francês, usado no Brasil. O daqui do hotel é esplêndido. À noite, estão na mesa de Johnson sete companheiros que vieram jantar a convite dele. Depois do jantar estava eu no “smoking room”, quando ele entrou com seus convidados.Apresentou-nos e eu, apenas por polidez, me levantei e sem lhes apertar as mãos, manifestei o prazer que sentia em conhecê-los.

São todos moços e fortes mas quase todos têm olheiras roxas e profundas, atestando que não dormiam a noite. Com alguns hóspedes comentei a facilidade por que se está deixando levar este moço que chama de meus amigos todos estes “passa-bem” que só o acompanham quanto houver dinheiro. Antes de me recolher fico algum tempo só no “balcony” e pensando em Mr.Day, vejo que ainda há gente mais ingênua, extravagante e de melhor boa fé do que eu. Poisesse moço convencido tem a coragem de me dizer que já tem “muitos amigos” na Madeira. Pobre rapaz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário